Paraná

Curitiba sedia maior evento da advocacia brasileira

21 nov 2011 às 13:54

Mais de 6 mil advogados brasileiros participam esta semana da 21.ª Conferência Nacional dos Advogados, que ocorre em Curitiba. O evento começou no domingo (20), com uma festa de abertura e se estende até a manhã de quinta-feira.
OL evento acontece a cada três anos, tendo sido Natal (RN) a sede da última Conferência. A última conferência realizada em Curitiba foi em 1978, quando uma manifestação durante o evento resultou na restauração do habeas corpus – naquele momento o Brasil passava pela redemocratização.

A abertura das palestras, na segunda-feira (21) de manhã, foi feita com a conferência magna proferida pelo advogado Dalmo Dalari, que falou sobre o tema principal do evento: Liberdade, Democracia e Meio Ambiente. A programação prevê, ainda, outra conferência magna de encerramento, que será ministrada pelo advogado Luís Roberto Barroso, que falará sobre Democracia, Desenvolvimento e Dignidade Humana.


Durante os quatro dias, 120 palestrantes participarão de 20 painéis oficiais, que tratarão de temas como direito político, segurança pública, direito de liberdade, direito à educação, direito administrativo, processo civil e penal, entre outros. Conferências especiais também ocorrerão paralelamente, tratando de temas mais específicos como a advocacia internacional, a agenda 21 e o processo eletrônico.


Entre os palestrantes estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski; os ministros do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Brito, Gilmar Mendes, José Antonio Toffoli e Luiz Fux; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon; o ministro da Educação, Fernando Haddad; a antropóloga Débora Diniz; e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Uma inovação da Conferência este ano são os debates que acontecem no último dia, quando um palestrante a favor e outro contrário falarão sobre três assuntos: Cotas Raciais e Sociais, Proteção Ambiental e Desenvolvimento e Controle da Comunicação.


Continue lendo