A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta ontem (29), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as propostas de três empresas que participarão da licitação para contratação dos projetos de engenharia e elaboração do estudo e do relatório de impacto ambiental para implantar a Linha Azul do trem metropolitano (metrô) de Curitiba, no trajeto Santa Cândida – CIC Sul.
Os consórcios Novo Modal e SEP disputarão o lote 1, para estudos e projetos de engenharia. A Ecossistemas Consultoria Ambiental foi a única a apresentar proposta para o lote 2, que consiste no estudo e o respectivo relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA). Para o lote 1, o preço máximo estabelecido pela licitação é de R$ 2.337.000,00. Para o lote 2, o preço máximo é de R$ 370.000,00.
"O metrô não é um projeto de curto prazo, mas o Poder Público precisa fazer o planejamento das necessidades futuras da cidade, atendendo à crescente demanda de passageiros e às novas tecnologias, que aumentem a segurança e o bem-estar dos usuários e a eficiência do transporte", afirma o prefeito Beto Richa.
A Comissão Especial de Licitação deve publicar até o dia 12 de fevereiro o resultado da avaliação da documentação de habilitação das empresas concorrentes. Na segunda etapa será avaliada a qualificação técnica das empresas e, em seguida, a proposta de preço. "Esperamos concluir a licitação em até 45 dias, para assinar a ordem de serviço ainda em março e, até agosto, entregar a documentação aos ministérios das Cidades e do Planejamento, Orçamento e Gestão, para colocar o projeto no Orçamento da União para 2008", afirmou Augusto Canto Neto, presidente do Ippuc.
O instituto coordena a licitação do metrô em conjunto com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo da cidade. A Comissão Especial de Licitação é formada por representantes do Ippuc, da Urbs, das secretarias municipais de Obras Públicas, Meio Ambiente, Finanças e de Governo. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do governo federal financiadora do projeto, acompanha o processo.
O consórcio que vencer a licitação para os estudos e projetos de engenharia terá 180 dias para apresentar o projeto e outros 90 dias para realização de audiências públicas. Nas audiências, os estudos e projetos serão apresentados à população. Em decorrência dos encontros com a comunidade, poderão ser feitos ajustes nos estudos.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) também está dividido em duas etapas: 150 dias para apresentação do Rima e 90 dias para discussões com a comunidade. Faz parte do processo de estudos da nova linha do metrô, ainda, a pesquisa de embarque e desembarque, já licitada, que estudará o comportamento dos usuários do transporte ao longo do trecho de 22 quilômetros.
O presidente do Ippuc, Augusto Canto Neto, explica que é preciso pensar em um veículo de maior capacidade, capaz de transportar os 420 mil passageiros que usam hoje o eixo norte–sul de transporte. Esse trajeto tem 61 cruzamentos semaforizados com tráfego elevado, especialmente na área central. Pela linha circulam 86 ônibus biarticulados, que rodam 16.046 quilômetros por dia, o equivalente a 5 milhões de litros de óleo diesel por ano.
Com a implantação do metrô no subsolo, a área hoje ocupada pelas canaletas será transformada em áreas para pedestres e ciclistas.
As informações são da Prefeitura de Curitiba.