A Prefeitura de Curitiba limpou nesta semana pichações em monumentos da praça Dezenove de Dezembro, também conhecida como praça do Homem Nu, no Centro da cidade. A praça também recebeu outras manutenções como troca de flores e melhorias nos canteiros. O chafariz da praça Espanha, no Bigorrilho, e a Fonte de Jerusalém, no Seminário também foram limpas.
Na praça Dezenove de Dezembro, a limpeza foi feita para retirar as pichações dos monumentos. A praça abriga um painel com obras dos artistas Poty Lazzaroto e Erbo Stenzel, um obelisco de pedra e as estátuas gigantes em granito de um homem e de uma mulher. A Guarda Municipal reforçou a segurança da praça para evitar atos de vandalismo no local.
"São praças e espaços turísticos importantes da cidade, que recebem manutenção constante. O que fizemos neste início de ano foi intensificar um pouco mais a limpeza", diz o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Paulinho Dalmaz.
Na limpeza da Fonte de Jerusalém, também conhecida como Fonte dos Anjos, no cruzamento das avenidas Arthur Bernardes e Sete de Setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente usou um caminhão munk - veículo com haste usado em serviços em altura -, para que os funcionários alcancem o todo do monumento, que tem 14,5 metros de altura.
O chafariz da praça Espanha também passou por uma limpeza geral antes da pintura que será feita. Depois que receber a nova pintura, o chafariz será desligado até a tinta secar. Na praça Espanha, a Secretaria também podou as árvores e os arbustos, deixando o ambiente mais iluminado. Os canteiros foram recuperados com gramas e novas flores.
As informações são da Prefeitura de Curitiba.