O prefeito Cassio Taniguchi lançou nesta quinta-feira o Programa Mutirão das Letras, que tem como meta alfabetizar 40 mil pessoas com mais de 40 anos através da participação de voluntários.
A campanha pretende ensinar a ler e escrever os 3,3% da população ainda analfabeta na cidade, segundo o Mapa do Analfabetismo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além das escolas da Rede Municipal de Educação, outros locais, como salões paroquiais, igrejas, casas da comunidade e associações de moradores poderão ser utilizados como espaço de aprendizagem.
A Secretaria Municipal de Educação vai trabalhar na capacitação de voluntários alfabetizadores. Além disso, vai gerenciar as informações, dando apoio na organização de turmas de alfabetização, na mobilização de novos parceiros e na distribuição de material didático.
Segundo informações da prefeitura, 100 pessoas ligaram para a Secretaria Municipal de Educação em menos de duas horas após o lançamento do mutirão, pedindo informações sobre como atuar como voluntárias.
Interessados em participar podem conseguir informações através do telefone 156 ou em qualquer uma 159 escolas municipais da cidade.