A Prefeitura de Curitiba lançará nesta quarta-feira (18) uma campanha publicitária contra o vandalismo. O objetivo é reduzir os ataques ao patrimônio público que causam prejuízos de R$ 3 milhões por ano ao município. São pichações em muros e paredes de prédios públicos, vidros quebrados, lixeiras incendiadas e banheiros destruídos. Nem os brinquedos de parques e praças escapam. A depredação também atinge semáforos e placas de trânsito.
O tema da campanha é uma mensagem direta aos responsáveis pelos estragos: "quem faz vandalismo destrói o que é de todos". Além das propagandas de rádio e televisão, cartazes nos pontos de ônibus e placas espalhadas pela cidade, a campanha também terá busdoors na traseira dos ônibus, um dos principais alvos de vandalismo.
De acordo com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo curitibano, quase todos os 1,8 mil ônibus da cidade estão com vidros riscados. Os rabiscos feitos com objetos metálicos pontiagudos são uma nova forma de pichação - são 32 mil janelas danificadas, ou seja, quatro em cada dez vidros dos ônibus.
"Os ataques contra o patrimônio público consomem recursos que poderiam ser investidos na área social e na infra-estrutura da cidade. Além disso, os ataques ao transporte coletivo também encarecem a tarifa", explica o presidente da Urbs, Paulo Schmidt.
A campanha educativa da Prefeitura de Curitiba vai incentivar a população a denunciar atos de vandalismo à Guarda Municipal, pelo telefone153. A central atende 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.
Desde o começo do ano a Guarda Municipal já atendeu 344 ocorrências de vandalismo em escolas, unidades de saúde, praças, terminais de ônibus e estações-tubo. Graças às denúncias da população, 99 pichadores foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Civil.