Paraná

Curitiba: justiça proíbe divulgação de pesquisa eleitoral

12 set 2012 às 09:19

Uma pesquisa eleitoral foi impedida de ser divulgada oela Justiça Eleitoral na última terça-feira (11), em Curitiba. O juiz Luciano Carrasco proibiu a divulgação dos números do Datafolha/RPC sobre intenções de votos na disputa pela prefeitura, alegando falta de informações sobre a base de dados para o plano amostral. Na decisão, o juiz concedeu liminar de ação cautelar pedida pela Coligação Curitiba Quer Mais, que tem como candidato o deputado federal Gustavo Fruet, do PDT - que conta com apoio do governo federal.

A pesquisa já esteve antes ameaçada, mas o juiz Marcelo Wallbach Silva indeferiu o pedido para proibi-la. No entanto, o recurso apresentado por Fruet acabou revertendo a decisão.

Nesse novo parecer, o juiz Luciano Carrasco explica: "É necessário que se indique ao menos uma base de informações (como IBGE ou PNAD), para que eleitores e candidatos tenham acesso e verifiquem a aproximação mínima entre o total que será amostrado e a grandeza a que se chegará." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


Continue lendo