Começam a circular em Curitiba os primeiros ônibus do Brasil movidos pelo combustível ecológico AEP-102, uma mistura de álcool e diesel. Resultado de mais de 15 anos de pesquisa do cientista Alfredo Rafael Campos, o novo combustível reduz em 49% o índice de fumaça negra produzida pelos automóveis e em 36% a produção de outros gases, responsáveis pela poluição do planeta.
O projeto, desenvolvido em Brasília pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, inicia sua fase de testes no Paraná. O AEP-102 também será levado a outros Estados, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.
"É um grande orgulho para o Brasil ter criado e patenteado esse combustível, que vai contribuir para o equilíbrio do nosso meio ambiente. Estamos saindo na frente com a criação do combustível ecológico", festeja Campos. Segundo ele, a primeira fábrica começa a produzir 1 milhão e 200 mil barris de aditivo por mês, distribuídos inicialmente no Paraná.
Com essa descoberta, o cientista garante que as relações entre o Brasil e os demais países interessados em projetos ecológicos deve se estreitar. "Já fomos procurados por quatro países da Ásia e Europa. Não existe no planeta um projeto como esse."