Paraná

Curitiba implanta mais dois pontos de Câmbio Verde

20 jul 2007 às 16:18

A Prefeitura instalou nesta sexta-feira (20) mais dois pontos de Câmbio Verde, programa que troca lixo reciclável por alimentos em áreas da periferia. Os novos pontos ficam no bairro CIC, e atenderão moradores das vilas Sandra/Zimbros e Tramontina. Em dois anos e meio, a Prefeitura implantou 21 novos pontos de Câmbio Verde, aumentando de 64 para 85 o número de postos de troca de lixo na cidade.

A inauguração dos dois novos pontos foi acompanhada pelos secretários municipais do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, e do Abastecimento, Norberto Ortigara. As duas secretarias são responsáveis pelo programa. "O Câmbio Verde ajuda a manter o ambiente limpo e saudável. O programa também leva à mesa de milhares de famílias alimentos de boa qualidade", disse Ortigara.


Antes de instalar os novos pontos, educadores ambientais e nutricionistas da Prefeitura fizeram palestras com as comunidades das duas vilas. "A preparação é fundamental para que as pessoas entendam a importância da separação do lixo e de uma alimentação balanceada", disse Andreguetto.


No primeiro dia de funcionamento, foram entregues no dois pontos cerca de 2 mil quilos de plásticos, papel, vidros e sucatas, além de 20 litros de óleo de fritura. O material será levado à Usina de Valorização de Rejeitos, em Campo Magro. De lá, segue para empresas de beneficiamento de material reciclável.

Nos pontos do Câmbio Verde, quatro quilos de material valem um de hortifrutigranjeiro da época. No caso do óleo, dois litros embalados em garrafas de plástico transparente podem ser trocados por um quilo de alimentos.


Continue lendo