A Guarda Municipal de Curitiba realizou, na manhã desta quinta-feira (9), uma ação simultânea em 27 praças espalhadas por toda a cidade, sendo três em cada uma das regionais. À tarde, a operação prossegue em outros 27 endereços. Um total de 90 homens, além de cães farejadores, viaturas e motocicletas, participam da ação, que faz parte de um projeto maior da Prefeitura de reforçar cada vez mais o papel da Guarda Cidadã, aproximando a corporação da população.
"A partir de agora, a operação será realizada com frequência, uma ou duas vezes por semana, mas sempre em caráter surpresa, sem data ou local previamente divulgados", informa o diretor da Guarda Municipal, Cláudio Frederico de Carvalho. "O objetivo maior é devolver tranquilidade à população que circula pelas praças".
Em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação de Ação Social (FAS), pessoas abordadas em situação de risco recebem o encaminhamento adequado. Suspeitos que sejam flagrados são detidos e encaminhados a delegacias. Cães farejadores rastreiam a presença de drogas nos locais.
O diretor da Guarda Municipal conta que ações recentes da Guarda em outras praças e locais públicos têm contabilizado excelentes resultados. "No entorno da Praça 29 de Março, onde estamos desde o fim de abril com um módulo móvel e a presença constante do nosso efetivo, registramos uma diminuição de 99% nos casos de roubo e violência", diz Carvalho. O módulo móvel permanecerá no local até o fim de maio, quando será enviado para outra praça da cidade.
Módulo fixo - Outro exemplo contabilizado pela Guarda Municipal é a Praça Eufrásio Correia, onde várias ações realizadas nas últimas semanas resultaram em detenções, apreensão de drogas e redução significativa da violência.
Segundo Carvalho, a partir desta quinta-feira (9), a segurança estará ainda mais reforçada no local. A Guarda Municipal inaugura na tarde de hoje um módulo fixo, anexo ao prédio da Câmara Municipal de Curitiba. "O módulo contará com a presença de três homens para garantir a tranquilidade da praça e de seu entorno, dando segurança a quem circula, mora ou trabalha na região", explicou o diretor da Guarda.