Curitiba ganhou sua oitava estação de monitoramento da qualidade do ar. A nova unidade está instalada junto ao Liceu de Ofícios do bairro Boqueirão. A previsão é de que até o início de 2002, outras três estações estejam em operação. Duas delas já têm local definido. A próxima será instalada em setembro na Praça Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, e a outra no município de Araucária, Região Metropolitana.
As quatro novas estações, informou o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, terão condições de gerar dados em tempo real, permitindo a emissão de relatórios mensais da qualidade do ar. Das oito já instaladas, apenas três operam dessa maneira. Nas demais, a operação é manual.
As 11 estações, explicou Andreguetto, farão parte da Rede de Monitoramento do Ar da Região Metropolitana de Curitiba. O controle da qualidade do ar e a identificação das fontes fixas de poluição, como indústrias, farão parte do estudo que definirá, por meio de legislação própria, índices aceitáveis de emissão de poluentes.
O diagnóstico está sendo elaborado pelo especialista em poluição atmosférica, Andreas Grauer, da Universidade de Stuttgard, na Alemanha, e deverá estar concluído até o final do ano.
As estações são operadas em parceria entre Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.