Paraná

Curitiba ganha um teatro particular de bonecos

06 mai 2001 às 17:46

O todo-poderoso da empresa curitibana O Boticário, o empresário Miguel Krigsner, sempre foi um amante do teatro de bonecos. Desde criança, construia fantoches e marionetes. Em sua casa, além de uma biblioteca especializada sobre o assunto, tem um pequeno teatro e mais de 100 bonecos de sua coleção pessoal. Agora, ele está prestes a realizar um sonho antigo. Na terça-feira será inaugurado o Dr.Botica, um teatro de bonecos com total infra-estrutura e capacidade para mais de 100 pessoas.

"Quando minhas filhas eram crianças, eu costumava encenar com fantoches e marionetes para elas", conta o empresário. "Hoje estou mais voltado a pesquisar a literatura sobre o assunto", diz ele.


É a magia do teatro de bonecos que o fascina. "A versatilidade e a sensibilidade desta arte encantam adultos e crianças", comenta. No final do ano passado, na época em que o Estação Plaza Shopping se transformava em Pollo Shop Estação, do qual Krisgner é um dos sócios, o novo teatro começou a ser idealizado.


"Queríamos manter a característica do local como shopping de entretenimento", explica. O fato de ter dez cinemas e nenhum teatro no espaço, fez com que surgisse o projeto.


Longas conversas com a classe bonequeira da cidade e consultoria da atriz Simone Kobachuk resultaram na concretização da idéia. "Comecei também a conhecer melhor a realidade deste mercado e descobri que as dificuldades enfrentadas por estes artistas são muitas", diz.


Com total isolamento acústico e excelentes condições de som e luz, o novo espaço, com 350 metros quadrados de área e capacidade para 108 pessoas, está totalmente pronto. O orçamento da obra não é revelado pelo empreendedor. "Sonhos não são investimentos, eles não têm preço", brinca Krigsner. O teatro não terá fins lucrativos, os preços dos ingressos serão acessíveis (entre R$ 3,00 e R$ 5,00) e haverá convênios com escolas públicas e particulares.


Em frente ao teatro Dr. Botica está instalado um vagão de trem onde, a partir do final deste mês, acontecerá uma programação permanente de oficinas e workshops de teatro para crianças e adultos de terceira idade. Cada janela do vagão funcionará como uma boca de cena em que os alunos poderão mostrar seu trabalho ao público.

A estréia do teatro acontecerá nesta semana, com o espetáculo "Tainahakã - Uma Estrela Vésper", encenado pela companhia de Manoel Kobachuk e que conta a história dos índios Karajás. O espetáculo foi concebido especialmente para inaugurar o Dr. Botica e inclui todas as técnicas do teatro de animação, como fantoches, sombras, marionetes e outros. As sessões de estréia, na terça, quarta e quinta-feira serão restritas para convidados. O público terá acesso ao novo teatro a partir do dia 12 de maio e o espetáculo "Tainahakã - Uma Estrela Vésper" ficará em cartaz durante três meses, com sessões em horários variados de quarta a domingo.


Continue lendo