O novo Fórum da Cidade Industrial de Curitiba, instalado na tarde da última segunda-feira (1), terá como objetivo descentralizar o Poder Judiciário, facilitando o acesso dos moradores da região a serviços nas áreas de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais.
Além da CIC, a nova unidade da Capital abrangerá os bairros Augusta, Riviera e São Miguel. O novo Fórum, que funcionará na rua Ludovico Kaminski nº 2525, possui área de 1.490,57 metros quadrados, distribuídos em dois pavimentos. O prédio passou recentemente por reformas para a readequação de sua estrutura.
Segundo informações do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o fórum vai implementar o Programa Justiça Comunitária, que visa à pacificação social, por meio da mediação de conflitos; conscientização da população a respeito de seus direitos, e o mapeamento e articulação dos setores de serviços e lazer envolvidos na comunidade. A ideia é que a resolução dos conflitos conte com o auxílio dessa rede de proteção, com o encaminhamento e a orientação dos envolvidos.
O programa será coordenado pelo juiz Diretor do novo Fórum, Diego Teixeira, e contará com a atuação de voluntários da comunidade, previamente selecionados e capacitados pelo grupo de apoio técnico do Tribunal.
O agente comunitário será o receptor dos conflitos oriundos dos habitantes da região. Após ser comunicado do problema, por uma das partes envolvidas, levará o caso para discussão com os servidores do Núcleo Comunitário, que funcionará nas dependências do Fórum. Na ocasião serão verificadas as medidas e frentes de atuação adequadas para aquele determinado problema.