Curitiba ganha neste sábado (24) duas obras viárias importantes para tentar desafogar o trânsito na Capital: a nova trincheira que forma o binário Chile/Guabirotuba e a nova passagem que forma a ligação Bacacheri/Bairro Alto. Segundo a Prefeitura, as mudanças vão beneficiar mais de 200 mil habitantes.
As ruas que fazem parte do binário Chile/Guabirotuba têm mão dupla. O binário funcionará no sentido bairro-centro desde a rua Alberto Twardowski, entrando pela rua Pergentina Silva Soares, passando sob a nova trincheira e chegando à Chile até próximo do Teatro Paiol. Neste ponto, o motorista poderá seguir pelo trecho do binário Chile que já está implantado ou virar à direita na Conselheiro Laurindo. Neste trecho, as ruas terão sentido único do Jardim Botânico para o Prado Velho.
No sentido Centro-bairro, o Binário Chile funcionará desde o cruzamento da rua Guabirotuba com a Conselheiro Laurindo, cruzando a avenida Comendador Franco até o início da rua Alberto Twardowski, no prolongamento da Guabirotuba (próximo ao Cietep). Também em sentido único, a Guabirotuba funcionará do Prado Velho em direção ao Jardim Botânico.
O binário tem 2.852 metros. Além da trincheira sob a Comendador Franco e a ponte sobre o rio Belém, foram feitas obras de drenagem, pavimentação, calçadas, ciclovia, paisagismo, iluminação e sinalização,
O binário Chile-Guabirotuba se interligará ao binário já existente, formado pelas ruas Chile e Conselheiro Dantas. As obras viárias avançam com a trincheira da Gustavo Rattman que faz a ligação Bacacheri/Bairro Alto também entregue neste sábado.
Segundo a Prefeitura, no futuro, com a conclusão do binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon (que integram a Linha Verde Norte), na região do Cristo Rei, este conjunto de obras consolidará uma importante ligação viária entre as regiões leste e oeste da cidade.
Já a trincheira Bacacheri/Bairro Alto atende os bairros Jardim Social, Bacacheri e Bairro Alto. A trincheira tem 127 metros e altura de 4,80 metros. Foram feitas obras de pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação nas ruas José Zgoda, Gustavo Rattmann e dos Xaverianos, além das alças de acesso à trincheira e das vias marginas e locais nos dois sentidos da futura Linha Verde Norte, num total de 2,3 quilômetros de asfalto. (Fonte: PMC)