A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba está equipando ambulâncias para transporte de pacientes com suspeita de pneumonia asiática. As ambulâncias estão recebendo máscaras e aventais próprios para o contato seguro dos profissionais de saúde com o doente.
De acordo com a secretaria Municipal de Comunicação, os primeiros materiais para o atendimento de um eventual caso da doença foram enviados pela Secretaria Municipal da Saúde e chegaram na semana passada ao Hospital de Clínicas de Curitiba (HC) - estabelecimento escolhido como referência para receber os pacientes.
Outras 100 máscaras foram enviadas às Unidades de Saúde 24 Horas, que receberam orientações mais detalhadas para atendimento de casos suspeitos. As demais unidades e hospitais também foram orientados sobre os procedimentos que devem ser adotados em relação à doença.
A forma de transmissão mais provável da pneumonia asiática é a direta, em pessoas que tiveram contato íntimo com pacientes ou com suas secreções corporais. A resposta a antibióticos e antivirais não tem sido satisfatória. Os casos estão concentrados em adultos, incluindo pessoas de equipes médicas que prestaram assistência a alguns pacientes.
O paciente com suspeita da doença apresenta febre acima de 38º, acompanhada de tosse, fadiga e dispnéia. Também é suspeito quem teve contato íntimo com outros doentes ou que fez viagem recente - num prazo de 10 dias do início dos sintomas – às regiões afetadas.
Outros sintomas são cefaléia, anorexia, confusão mental, mal-estar, erupção cutânea e diarréia. Os pacientes suspeitos devem ser submetidos a isolamento respiratório. As equipes médicas precisam ser protegidas por barreiras respiratórias.
Qualquer caso suspeito da doença deve ser imediatamente notificado ao Serviço de Epidemiologia dos oito distritos sanitários de Curitiba ou diretamente ao Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone: (41) 350-9371 ou pelo fax (41) 224-4953. Nos finais de semana e feriados as notificações podem ser feitas ao Plantão da Vigilância Epidemiológica - telefone 9986-8296.