O prefeito Beto Richa (PSDB) oficializou a proposta pela candidatura de Curitiba à sede da oitava edição do Fórum Social Mundial (FSM) em 2009. "Ressaltamos as excelentes condições que a cidade oferece para a realização de eventos dessa natureza, como a qualidade do transporte coletivo, a excelente rede de serviços, a segurança e a facilidade de acesso, tanto terrestre quanto aéreo, pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena", apontou Richa em carta datada nesta segunda-feira (15) ao Comitê Brasileiro de Organização e ao Conselho Internacional do FSM.
O comitê pró-realização do FSM em Curitiba recebeu com "muito bom grado" a adesão de Beto Richa. A carta será anexada à proposta de candidatura, já assinada por representantes de mais de 100 entidades, que será entregue pelo presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Tiago Franco, e pela secretária de relações internacionais da UNE, Lucia Stumpf, neste sábado (20), na abertura do FSM 2007, na cidade de Nairóbi, no Quênia (África).
"A etapa atual da história mundial traz a necessidade do estabelecimento de novas relações políticas, econômicas e sociais solidárias, em respeito aos direitos humanos universais e ao meio ambiente, em todas as nações, apoiadas em sistemas e instituições internacionais democráticos a serviço da justiça social, da igualdade e da soberania dos povos, em oposição ao neoliberalismo, ao domínio do capital ou qualquer forma de imperialismo", defendem as entidades que subscreveram à candidatura, entre elas a UNE, Ubes, UPE, CUT, CNBB, UPE, APP-Sindicato, Força Sindical, UGB, UMB.
A proposta paranaense também foi referendada pelo governador Roberto Requião em carta aos organizadores do FSM. (AEN)