Paraná

Curitiba é a quinta região com maior índice

30 jun 2003 às 17:38

A Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes), realizada em parceria com o IBGE, indica que a taxa de desemprego no mês de maio na Região Metropolitana de Curitiba ficou em 10,2%; 0,6 pontos percentuais acima do resultado de abril, calculado em 9,6%. A variação, no entanto, ficou abaixo da taxa nacional de 12,8%.

A pesquisa também traz outros dados como o número de pessoas ocupadas, que ficou em 1,208 milhão de pessoas, taxa superior em 0,6% em relação ao mês de abril. Comparada com outras regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, a taxa de desemprego da grande Curitiba ficou em 5º lugar, empatada com a de Porto Alegre.


A Região Metropolitana de Salvador foi a que apresentou a maior taxa de desemprego (17,3%), seguida de Recife (15,1%), São Paulo (14,6%) e Belo Horizonte (11,0%). O Rio de Janeiro é a região com a menor taxa (9,8%).


Os setores que apresentaram crescimento no número de pessoas ocupadas foram: comércio, reparação de veículos automotivos e de objetos pessoais e domésticos e comércio varejista de combustíveis, serviços domésticos. Já os setores de construção civil, administração pública, defesa, seguro social, educação, saúde e serviços sociais apresentaram queda no números de pessoas ocupadas.

No setor privado, o número de empregados registrados aumentou 3,7% em relação a abril, enquanto o de não registrados teve um pequeno decréscimo (0,8%).


Continue lendo