Lançamentos de livros, noites de autógrafos, debates, bate-papos, exibição de vídeos. A partir de hoje, vários cantos de Curitiba, recônditos ou não, vão abrigar a programação da 13 edição do Perhappiness. O evento, criado para homenagear o poeta Paulo Leminski, pode não fazer a devida alusão ao escritor, morto em 1989. Mas ficou (espera-se) a referência à literatura enquanto gênero carente de reflexão.
A crítica literária, aliás, é o tema dessa edição, que oferece até o próximo sábado uma agenda repleta de encontros que acontecem no Solar do Barão, Cinemateca de Curitiba, Teatro Paiol, Memorial de Curitiba e no bar Beto Batata.
Um painel crítico tendo a prosa como tema e como participantes o escritor Cristóvão Tezza; o colunista do jornal ''O Estado de São Paulo'' Daniel Piza; o jornalista Luis Antônio Giron; e o crítico Raúl Antelo abre o evento, no Solar do Barão. A mediação fica a cargo do poeta e professor de literatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Sandmann.
O evento conta com programações paralelas, como a Feira do Poeta e a exibição dos clipoemas classificados no primeiro e segundo Concurso Nacional Clipoemas. Uma das programações mais esperadas, aliás, é a mostra dos clipoemas selecionados nessa edição. Na primeira fase do concurso foram classificados dez clipoemas, que serão mostrados ao público no sábado. O evento encerra com a premiação dos três melhores trabalhos e show da banda curitibana Beijo AA Força.
Serviço:
Confira a programação completa do Perhappiness no site www.curitiba.pr.gov/perhappiness.
Leia esta e outras notícias na Folha de Londrina desta terça-feira.