O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) vai fiscalizar a existência dos itens de acessibilidade na Câmara Municipal de Cambé nesta sexta-feira (5), a partir das 9h30. Essa fiscalização atende a uma solicitação do Ministério Público de Cambé.
O trabalho será conduzido pelo fiscal Luís Carlos da Silva. Serão averiguados os itens mínimos de acessibilidade, como por exemplo: acesso às calçadas; acesso à edificação; áreas de circulação na edificação; sanitários adaptados; piso antiderrapante; escadas com corrimão e existência de rampas com inclinamento adequado.
Luís Carlos da Silva explica que também foram convidados para participar da fiscalização representantes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal e da Associação dos Deficientes Físicos de Cambé.
Após concluir a fiscalização, o CREA-PR irá elaborar o relatório e enviar à Comissão de Acessibilidade da entidade. Edgar Tsuzuki, gerente regional do CREA, informa que caso sejam verificados itens em desacordo com as normas de acessibilidade, com base no relatório, a Comissão irá orientar o gestor da Câmara de Cambé sobre as adequações necessárias.
E, caso não sejam tomadas providências, o caso pode ser denunciado ao Ministério Público por descumprimento da lei de acessibilidade.