Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Da ANP

Copel recebe autorização para comercializar gás natural

AEN
23 ago 2019 às 14:21
- Divulgação/Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Copel Energia, braço de comercialização do grupo Copel, recebeu autorização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) para atuar na venda de gás natural em todo o território nacional. A comercialização pode ser realizada junto a grandes indústrias que utilizam o gás como insumo e que podem escolher seu fornecedor no Mercado Livre de Gás Natural, criado em 2009 pela chamada Lei do Gás.

"A entrada da Copel neste mercado é uma notícia muito positiva para a indústria, que se beneficia de uma maior competitividade para negociar preços e melhores condições de contrato", afirma o diretor da Copel Energia, Franklin Kelly Miguel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A autorização também é estratégica para negócios e ativos da Copel que têm o gás natural como insumo. É o caso da Uega (Usina Elétrica a Gás de Araucária), gerida pela companhia em parceria com a Petrobras, e da Compagas, que tem a Copel como principal acionista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


Regulamentação

Publicidade


Ainda incipiente, o mercado de gás natural deve crescer de modo significativo nos próximos anos, devido à regulamentação em curso nos níveis federal e estadual e por conta da grande disponibilidade de gás natural nas reservas de pré-sal. Enquanto a regulamentação tende a abrir o mercado para investidores privados, no médio prazo as reservas do pré-sal vão tornar esta fonte cada vez mais competitiva economicamente.


No mês passado, a presidência da República assinou decreto de criação do CMGN (Comitê de Monitoramento da Abertura do Mercado de Gás Natural), com o objetivo de estimular a competição no setor. "As autorizações obtidas e investimentos que a Copel vem realizando no segmento de gás certamente a deixam mais apta a atuar num cenário de maior abertura deste mercado", afirma Franklin Miguel.

No final de junho, a Copel Energia obteve da ANP autorização para importar e exportar gás natural, permitindo que a comercializadora busque por preços ainda mais competitivos para ofertar.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade