A Copel informou que, diante do número crescente de irregularidades constatadas nos últimos meses, a Diretoria de Distribuição da Companhia decidiu intensificar as vistorias e também inovar no trabalho de fiscalização.
Segundo a Agência Estadual de Notícias apenas na área compreendida por Curitiba, Região Metropolitana e municípios do Litoral, a estatal flagrou durante o ano passado 3 mil pontos de consumo com algum tipo de irregularidade ou de fraude criminosa para desviar da medição parte dos quilowatts-horas consumidos.
Graças a esse trabalho, que a partir de agora será intensificado ainda mais, foi possível recuperar aos cofres da Companhia R$ 10 milhões com cobrança da eletricidade gasta, mas que não era registrada e paga por meio de artifícios criminosos. Ao todo, a Copel atende a mais de 1 milhão de ligações elétricas nessa região.
Outra amostragem foi obtida nos municípios do Oeste e Sudoeste, onde a Companhia fez, no ano passado, inspeções em 50 mil dos 575 mil domicílios atendidos diretamente. Foram confirmados cerca de 3 mil casos com irregularidades e a receita recuperada chegou a meio milhão de reais.
A Copel quer reduzir a zero suas perdas comerciais na distribuição, que hoje chegam a 0,5% da energia consumida, um dos menores índices no país, já que há empresas cujas perdas ultrapassam a 20% da eletricidade distribuída.