A Copel deve concluir até o final de junho a distribuição e a instalação gratuita de 1 milhão de lâmpadas eficientes em 410 mil domicílios de baixa renda, ligados na sua área de concessão, que é formada por 393 dos 399 municípios paranaenses. O trabalho, iniciado em fevereiro, atingiu, até o momento, 20% das metas fixadas, já tendo sido encerrado em algumas localidades do interior do Estado.
A iniciativa representa investimentos de R$ 9 milhões da Copel e integra o seu Programa de Eficiência Energética, conjunto de medidas destinadas a combater o desperdício de eletricidade promovendo o seu uso racional e produtivo.
Serão contempladas 230 mil residências que em dezembro de 2005 se enquadravam nos requisitos do programa Luz Fraterna (ligações residenciais ou rurais monofásicas e rurais bifásicas com carga de até 50 ampères, com consumo mensal não superior a 100 kWh) e 180 mil moradias com consumo mensal entre 101 e 220 kWh classificadas pela Copel em março de 2006 como de baixa renda.
As datas são referentes à época em que a proposta de distribuição das lâmpadas foi apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aprovação e homologação.
Cada domicílio enquadrado no primeiro grupo recebe duas lâmpadas e os do segundo, três. Junto com as lâmpadas, os consumidores recebem folhetos contendo instruções de como descartá-las corretamente no futuro, depois de esgotada sua vida útil, de forma a evitar prejuízos ao meio ambiente, e orientações sobre o uso eficiente e sem desperdício da energia elétrica.
AEN