Paraná

Contaminação de água: município pode decretar emergência

02 jun 2009 às 13:50

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, distante 90 quilômetros de Cascavel, no oeste do Paraná, deve decretar estado de emergência para tentar resolver um grave problema ambiental e de saúde pública no município: a contaminação com derivados de petróleo de um dos principais mananciais de água, responsável por 20% do abastecimento da cidade. A mina produziria cerca de 90 mil litros por hora de água.

A contaminação foi descoberta há uma semana e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (Iap) fizeram coleta de material para análise de qual produto especificamente foi despejado no manancial, que fica no Jardim Higienópolis.


A assessoria de imprensa da prefeitura informa que a suspeita é de um vazamento de óleo diesel. Informações da Rádio CBN Cascavel dão conta de que um posto de combustível nas proximidades do manancial está sendo investigado como responsável pelo desastre ambiental.


O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), João Marcos Gomes, não descarta o risco de desabastecimento. Ele disse que foram feitas barreiras de contenção e que a água contaminada não chegou às casas.


Segundo ele, a decretação do estado de emergência é importante porque o município teria acesso mais rápido a financiamentos para adquirir equipamentos que pudessem despoluir o manancial e também auxílio financeiro, em caso de desabastecimento.

A população de Rondon, segundo dados da prefeitura, é de aproximadamente 44,5 mil moradores.


Continue lendo