Tomaram posse ontem à tarde em Curitiba os 23 membros do novo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema).
Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e presidente do conselho, José Antonio Andreguetto, a principal função do Cema é participar das diretrizes da política ambiental no Paraná. O Conselho também deve tomar parte da execução de programas e projetos estaduais na área do meio ambiente.
O Cema irá formar, juntamente com outros colegiados, fóruns com participação da sociedade civil organizada no planejamento e na tomada de decisões para as questões ambientais.
O primeiro Conselho foi criado em 1984 e instalado em 1987. De 1991 a 1994, ele teve as atividades suspensas. Em 1995, através do decreto 2.376, o conselho passou a ser deliberativo.
Entre os membros do conselho que tomaram posse estão:
Presidente - José Antonio Andreguetto, secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Secretário Executivo - José Tadeu Smolka
Representantes não-governamentais
Lídia Lucaski - Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária (Amar)
Miriã Kaulê de Lima - Força, Ação e Defesa Ambiental (Fada)
Clóvis Ricardo Schrappe Borges - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)
Vânia Mara Moreira dos Santos - Instituto Os Guardiões da Natureza (ING)
Também fazem parte do conselho representantes de instituições universitárias particulares e públicas, das categorias patronais, dos trabalhadores e dos secretários municipais do meio ambiente. Nove secretários de Estado, o procurador-geral, e os diretores-presidentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) completam a lista de novos conselheiros. O Conselho ainda tem 11 suplentes. Os conselheiros têm um mandato de dois anos.