Paraná

Confirmados mais dois casos de hantavirose

20 dez 2000 às 10:35

Mais dois casos de hantavirose foram confirmados no Paraná. Um deles em Cruz Machado e outro em Porto Vitória, municípios próximos de União da Vitória. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, esses casos já estavam sendo investigados, mas só ontem o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, divulgou o resultado dos exames. Com estes, já são 18 os casos da doença confirmados no Estado. Cinco pessoas morreram.

Segundo o diretor do Centro de Saúde Ambiental, Isaías Cantóia Luiz, mais casos podem ser confirmados nos próximos dias pelo Instituto Adolfo Lutz. Técnicos do Instituto, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde estiveram coletando amostras de sangue de pessoas suspeitas de terem contraído a doença e também amostras de roedores que transmitem a hantavirose em General Carneiro e União da Vitória (Sul do Estado) nas últimas semanas. A pesquisa e o trabalho de orientação que estão sendo realizados, garantiu Cantóia, estão ajudando a reduzir a letalidade da doença. Enquanto em outras regiões do País, cerca de 60% das pessoas infectadas morrem, no Paraná a percentagem caiu pela metade, informa ele.


As pessoas que tiveram seus exames confirmados ontem não estão mais hospitalizadas e segundo a Secretaria Estadual de Saúde passam bem. O Instituto Adolfo Lutz deve divulgar nos próximos vinte dias o resultado da pesquisa realizado em General Carneiro. Antes disso, no entanto, novos casos da doença podem ser confirmados no Estado, principalmente nas áreas rurais, onmde o risco de contrair a hantavirose é maior.

Para combater a doença, operação semelhante à realizada em General Carneiro está sendo feita em Guarapuava, onde também já foram confirmados casos. Como em General Carneiro, Guarapuava tem uma grande área de reflorestamento, onde se concentram muitos trabalhadores expostos ao risco. A hantavirose é uma doença emergente, causada por um vírus que existe na urina, fezes e saliva de ratos silvestres.


Continue lendo