O acesso dos ônibus à Rodoferroviária de Curitiba passará por mudanças dentro de alguns meses, quando estiverem concluídas as obras que começam em fevereiro nas ruas ao redor do terminal. As mudanças irão causar a diminuição do fluxo de ônibus na Avenida Presidente Affonso Camargo e também nos viadutos do Colorado e do Capanema (Avenida Prefeito Omar Sabag), melhorando o trânsito na região. Os recursos para as obras, orçadas em R$ 5,12 milhões, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, do governo federal. A previsão de entrega é maio deste ano.
As obras vão ser realizadas em três trechos pela empresa O Betacem Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação.
O primeiro trecho será para a construção de uma nova via na Rua Dario Lopes dos Santos, entre a Rua Conselheiro Laurindo até a futura continuação da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), em uma extensão de 480 metros. Essa via será exclusiva para o tráfego de ônibus, terá sentido contrário ao fluxo hoje existente na Rua Dario Lopes dos Santos, e será construída em uma faixa de terreno que está em processo de doação pela Superintendência de Patrimônio da União e antes pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).
O segundo trecho será de alargamento da Rua Conselheiro Laurindo, entre a Rua Dario Lopes dos Santos e Avenida Silva Jardim, com a realização de fresagem e recapeamento asfáltico. A Rua Conselheiro Laurindo continuará com uso misto, sem faixa exclusiva para o tráfego de ônibus. A terceira intervenção será a construção de um acesso à rodoferroviária a partir da rua do prolongamento do viaduto Colorado. O acesso será exclusivo para ônibus e vai permitir que eles entrem no espaço da rodoferroviária sem a necessidade de passar pela Presidente Affonso Camargo, cortando parte de outro terreno pertencente à União e que também está em processo de doação.
Integra o pacote de obras desta região a execução de trabalhos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, instalação de galerias celulares, alargamento de ruas, sinalização horizontal e vertical, sinalização semafórica, calçamento, e relocação de rede de iluminação pública.
Torres
A outra intervenção está inserida no projeto Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. É a da extensão da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) até a Rua Dario Lopes dos Santos. Para esta intervenção houve necessidade de a União ceder a permissão de uso de dois terrenos, com área total de 4.114,63 metros quadrados.
Com as obras finalizadas, a nova opção para os ônibus acessarem a Rodoferroviária de Curitiba será a seguinte: Avenida Comendador Franco, entrando à esquerda na Avenida Dario Lopes dos Santos, seguindo por ela até a Rua Conselheiro Laurindo. Na sequência, entrada à direita na Avenida Silva Jardim até o novo acesso que fará a ligação à Rodoferroviária.
Diariamente 450 ônibus chegam à Rodoferroviária de Curitiba utilizando a Avenida Presidente Affonso Camargo, única via de acesso disponível atualmente. Em feriados, o número de ônibus duplica e as complicações no trânsito da via se acentuam ainda mais.
Aproximadamente 30 mil pessoas circulam pela Rodoviária diariamente.