Curitiba vai sediar de 10 a 12 de maio, no Parque Barigüi, o primeiro encontro preparatório para a Conferência Família+10, que acontecerá em novembro de 2004 em Paris (França) para debater sobre as conquistas das sociedades em prol da família ao redor do mundo desde 1994, Ano Internacional da Família.
Segundo a presidente mundial da World Family Organization (WFO), Deisi Kusztra, foram convidados para os três dias do encontro em Curitiba representantes dos setores público e privado e de organizações não governamentais (ONGs) de diversos países.
A World Family Organization é uma entidade internacional filiada à ONU (Organização das Nações Unidas).
Os participantes irão trocar experiências, descrever as lições vividas e aprender como elas podem ser adaptadas às diferentes realidades nacionais.
"A abertura da Conferência Mundial da Família em Curitiba mostra a importância que a ONU reserva para o papel que o Brasil deve desempenhar no debate em favor da família, como célula básica da sociedade mundial e, talvez, o mais sensível ponto de contato entre todas as culturas e civilizações", disse Deisi.
Os trabalhos serão centralizados em seis temas: 1) Inter-relacionamento entre o Bem-estar da Família e o Desenvolvimento Sustentável; 2) Criação de um Ambiente Social Adequado; 3) Desenvolvimento da Família Baseada na Parceria; 4) Promoção da Família e Provimento das Necessidades Familiares, 5) Fortalecimento de Parcerias em Apoio a Famílias; e, ainda, 6) O Papel das Famílias no Conhecimento, Diálogo e Implementação da Declaração de Metas do Milênio.
Como resultado das discussões será formulado um documento em defesa de uma política familiar global, que vai se transformar em um programa da ONU para as famílias de 2005 a 2015.
Até novembro de 2004 haverá outros encontros em diversos países. Nesta arrancada inicial em Curitiba serão discutidos os principais temas que afetam o desenvolvimento das famílias.
Aqui também serão estabelecidas regras para a composição da Conferência de Paris, onde será feito um balanço do que foi realizado a partir de 1994.