A Conferência Internacional Software Livre Brasil, que acontece na próxima quarta-feira, em Curitiba, terá como destaque a liberdade de escolha dos usuários em relação à plataformas tecnológicas.
O evento reunirá vários expoentes do movimento de software livre no Brasil e no mundo e contará com patrocínio de várias empresas, inclusive da Microsoft, que demonstrará sua estratégia de compartilhamento de código e de sistemas embarcados.
Marcos Mazoni, presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), que promove a conferência, acredita que a discussão sobre software livre tem que ser aberta a todos os interessados: "Nossa luta e pela liberdade plena, não por meia liberdade. Se a Microsoft quer vir e dar sua opinião, que venha. O evento é para todos que queiram discutir software livre", diz.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft atua como patrocinadora e palestrante de um evento ligado ao mundo do software livre. A empresa já havia marcado presença em eventos como a Linux World 2002, nos EUA, e a III Jornadas Regionales de Software Livre, no Uruguai.
"A presença da Microsoft não é uma ameaça, mas uma oportunidade de mostrar que os profissionais do software livre e as soluções que eles apresentam estão maduros para o mercado", explica Denis Galvão, um dos coordenadores do Movimento Software Livre Paraná.
A Microsoft terá três palestras no encontro. No estande, haverá demonstrações de novos produtos e tecnologias disponíveis ao mercado, como na área de mobilidade.
Alexandre Pesserl, vice-presidente da Associação Brasileira de Direitos e Tecnologia da Informação (ABDTI), com sede em Curitiba, destaca que a companhia contribuirá para a conferência atraindo o público corporativo. "Temos que tirar proveito da situação e mostrar as vantagens do software livre", diz.
Segundo o coordenador do temário da conferência, Cesar Brod, o evento tem espaço aberto para empresas que queiram levar sua mensagem ao público técnico e interessado em Microsoft participará como um dos palestrantes e patrocinadores. "Acredito que não há problemas em viabilizar um evento sobre software livre com recursos da Microsoft", afirma.
A Oracle também está entre os patrocinadores e terá uma palestra durante a conferência.
São esperadas algumas das maiores estrelas internacionais do software livre, como o pioneiro criador do Projeto GNU e presidente da Free Software Foundation, Richard Stallman, e o diretor-executivo da Gnome Foundation, Timothy Ney.
Entre os palestrantes brasileiros, estarão o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu; o CTO da Conectiva, Arnaldo Carvalho de Melo; e o gerente de estratégia de mercado da Microsoft, Eduardo Campos de Oliveira.
A expectativa é de reunir cerca de dois mil participantes em palestras e painéis onde serão discutidas experiências com software livre na administração pública, em projetos de inclusão de inclusão digital e em universidades, além de cases na iniciativa privada no Brasil.
A I Conferência Internacional de Software Livre será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Curitiba.
O evento acontece no Centro de Treinamento da Brasil Telecom, Rua Felício Laskoski, s/n, Campo Comprido, Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://www.softwarelivrebrasil.pr.gov.br
Os debates não serão apenas para iniciados e haverá palestras para os que estão entrando agora no mundo do software livre ou querem conhecê-lo.
Fonte: Agência Estadual de Notícias