Depois de quatro meses em obras, uma das mais tradicionais praças do centro de Curitiba foi reinaugurada ontem de manhã. Totalmente remodelada, a praça Osório ganhou uma quadra polivalente, pista de cooper, playground, novos banheiros, bancos e floreiras. A principal novidade é uma arcada, que abriga os engraxates da Boca do Brilho, além de quiosques com lanchonetes e bancas de revistas.
O governador Jaime Lerner fez questão de ressaltar na cerimônia de inauguração que o projeto não alterou as características históricas do local, como o chafariz, relógio e a calçada em petit-pavê. A "nova" praça faz parte de um projeto global de revitalização do Centro de Curitiba, que iniciou com as ruas Comendador Araújo e a XV de Novembro. Só nas obras da praça foram investidos R$ 1,4 milhão do Fundo de Desenvolvimento Urbano Estadual.
Para comerciantes e moradores, a inauguração da praça marca um trabalho de dez anos de reuniões e reivindicações por melhorias no Centro. Desde novembro, a praça já sedia uma central de monitoramento das 14 câmaras de vídeo instaladas ao longo da Rua XV. "O Centro está com uma cara nova, não tem mais lojas fechadas e o número de assaltos caiu consideravelmente", diz o presidente da Associação da rua das Flores e Praça Osório, Jacques Rigler, ressaltando que ainda são necessários mais viaturas e policiamento em tempo integral.
"Isso é resultado do esforço coletivo para resolver a questão da violência na cidade. É a comunidade se envolvendo ao invés de deixar apenas o problema para a polícia", disse o prefeito Cássio Taniguchi.