Paraná

Competição escolherá melhores pizzarias do Paraná

01 fev 2008 às 18:20

A II Copa Brasileira de Pizzarias, que vai definir em junho qual é a Melhor Pizzaria do Brasil, vem movimentando estabelecimentos de todo o País. A próxima etapa eliminatória ocorrerá no Paraná, no dia 25 de fevereiro, no Estação Embratel Convention Center, no bairro Rebouças, em Curitiba (PR). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 19 de fevereiro, por meio do telefone (11) 3234-7725, ou do e-mail pizza@fispal.com . Esta etapa abrange pizzarias de todo o Estado do Paraná.

Esta será a quinta etapa do calendário da competição, composto por 10 eliminatórias realizadas em grandes centros consumidores de pizza no País. Serão selecionadas duas pizzarias que concorrerão ao título de Melhor Pizza e Melhor Pizzaria Brasileira na etapa final da Copa, que acontecerá na Fispal Food Service, feira voltada para a alimentação fora do lar, entre os dias 23 e 26 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Para compor o júri, a organização do evento convidará renomados chefs de cozinha e personalidades locais. Eles avaliarão quesitos como a apresentação pessoal do candidato; a organização da mesa de trabalho; a agilidade do pizzaiolo; a abertura da massa; o aspecto final da pizza; a criatividade; o corte, o aroma e o sabor.


A competição é promovida pela Brazil Trade Shows Partners (BTSP), empresa que adquiriu a Fispal e a Dipemar em 2007, duas das principais promotoras de feiras do setor de alimentos e bebidas do País.


Pizzarias classificadas


A Etapa Nordeste, promovida em novembro, durante a Fispal Nordeste 2007, em Pernambuco, classificou as três primeiras semifinalistas: a Bodega e Pizza, de Jaboatão dos Guararapes (PE); a Santorégano Pizza a Lenha, de Maceió (AL); e o Restaurante e Pizzaria Atlântico, de Olinda (PE). Já a segunda etapa, realizada em Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro, classificou a 68 La Pizzeria e a Marília Pizzeria, ambas de BH. A etapa Norte, promovida no dia 10, em Manaus (AM), classificou a Cantina Ghiotto e a Carlluccio Pizzerie. Já a etapa Rio Grande do Sul, promovida no último dia 21 de janeiro, classificou as pizzarias Bazkaria, de Porto Alegre, e Manjericão Pizza na Pedra, de Torres. As demais etapas acontecerão ao longo do primeiro semestre de 2008 nos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.


A diretora de Planejamento e Desenvolvimento da BTSP, Stephanie Mayorkis, destaca que o objetivo desta iniciativa é estimular o talento de pizzaiolos, bem como promover o intercâmbio de informações e negócios entre a indústria alimentícia e os operadores de pizzarias do Rio Grande do Sul.


Vencedor ganha viagem para a Itália


Na final, em São Paulo, as pizzarias concorrentes se apresentarão em área especialmente projetada dentro da Fispal Food Service, equipada com modernos acessórios, garantindo aos competidores a chance de mostrar talento e técnica no preparo do prato. O tema será livre, podendo o participante escolher o sabor da sua preferência para apresentar. O pizzaiolo vencedor da II Copa Brasileira de Pizzarias ganhará uma viagem para a Itália, com direito a acompanhante.

A primeira edição da Copa, promovida em 2007, elegeu a Camelo Pizzaria, da capital paulista, representada pelo pizzaiolo Antônio Macedo, 40 anos de profissão, como a grande vencedora. A segunda colocada foi a Torre de Pizza, de Lauro de Freitas (BA), representada pelo pizzaiolo José Paulo do Nascimento Filho, e, em terceiro, ficou a Cantina Di Mônaco, da cidade de Leme (SP), representada pelo pizzaiolo Faustino Barbosa da Silva.


Continue lendo