Até 9 de junho
A Online Publishers Association (OPA) – associação de veículos online -, em parceria com o instituto de pesquisas Harris Interactive, anunciou que o número de internautas americanos que utilizam a Internet como principal fonte de informação mais do que dobrou nas semanas que sucederam os ataques terroristas nos Estados Unidos.
Segundo dados da pesquisa, no dia 12 de setembro, a televisão foi a principal fonte de informações para 78% dos americanos com acesso online, seguida do rádio (15%) e da Internet (3%). Porém, a mesma pesquisa, realizada três semanas após os atentados, mostrou que a Internet ganhou acesso significativamente, com 8% dos entrevistados confirmando o uso da Internet como principal veículo de informação, enquanto a televisão e o rádio perderam audiência, sendo fonte principal de informações para 76% e 8% da população, respectivamente.
O estudo ouviu cerca de mil adultos americanos com acesso à Internet e revelou ainda que a porcentagem de pessoas que utilizam a Web como fonte de informação, ainda que não seja a principal, saltou de 64% para 80% nas duas semanas seguintes aos ataques, ficando atrás apenas da televisão (98%) e ganhando do rádio (72%).
Entre as razões citadas para explicar o uso da Web como fonte de informações foram, em primeiro lugar (63%), o fato de ela permitir o acesso a qualquer tipo de informação, em qualquer horário. Depois, com 43%, aparece o fato de a Internet oferecer informações mais detalhadas e mais atualizadas, para 42% das pessoas ouvidas.
Por fim, o estudo da Harris Interactive revelou que 35% das pessoas entrevistadas disseram estar visitando sites de notícias mais vezes do que antes dos ataques. Outros 47% disseram que têm gasto mais tempo navegando por esses sites.
"Não há mais dúvidas de que a Internet só perde para a televisão quando a questão é fonte de informações", disse Michael Zimbalist, diretor da OPA. "E, diferentemente de qualquer outro veículo, a audiência da Web continua crescendo rapidamente em todo o mundo."
Segundo dados da pesquisa, no dia 12 de setembro, a televisão foi a principal fonte de informações para 78% dos americanos com acesso online, seguida do rádio (15%) e da Internet (3%). Porém, a mesma pesquisa, realizada três semanas após os atentados, mostrou que a Internet ganhou acesso significativamente, com 8% dos entrevistados confirmando o uso da Internet como principal veículo de informação, enquanto a televisão e o rádio perderam audiência, sendo fonte principal de informações para 76% e 8% da população, respectivamente.
O estudo ouviu cerca de mil adultos americanos com acesso à Internet e revelou ainda que a porcentagem de pessoas que utilizam a Web como fonte de informação, ainda que não seja a principal, saltou de 64% para 80% nas duas semanas seguintes aos ataques, ficando atrás apenas da televisão (98%) e ganhando do rádio (72%).
Entre as razões citadas para explicar o uso da Web como fonte de informações foram, em primeiro lugar (63%), o fato de ela permitir o acesso a qualquer tipo de informação, em qualquer horário. Depois, com 43%, aparece o fato de a Internet oferecer informações mais detalhadas e mais atualizadas, para 42% das pessoas ouvidas.
Por fim, o estudo da Harris Interactive revelou que 35% das pessoas entrevistadas disseram estar visitando sites de notícias mais vezes do que antes dos ataques. Outros 47% disseram que têm gasto mais tempo navegando por esses sites.
"Não há mais dúvidas de que a Internet só perde para a televisão quando a questão é fonte de informações", disse Michael Zimbalist, diretor da OPA. "E, diferentemente de qualquer outro veículo, a audiência da Web continua crescendo rapidamente em todo o mundo."