Foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) a relação dos processos que serão julgados em audiência pública pela Comissão da Anistia em Curitiba na próxima sexta-feira (26). Ao todo são 42 processos relacionados a crimes cometidos na época da Ditadura Militar.
O julgamento será realizado na sede da sessão paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, durante eventos da 63ª Caravana da Anistia.
Dentre os 42 processos que serão julgados na sexta-feira, estão relacionadas pessoas já anistiadas e outras que são requerentes. Segundo a conselheira da Comissão Nacional da Anistia, Caroline Proner, ser um anistiado político é condição para que possa ser reparado economicamente.
"São pessoas que foram presas, perseguidas ou que sofreram algum tipo de perseguição ou prejuízo causado por militares na época da ditadura, por pertencerem a partidos políticos, sindicatos ou movimentos sociais", explica.
Compõe os 42 processos, 53 pessoas que teriam sofrido alguma perseguição na época da ditadura. Destas, 42 são anistiadas e as outras 11 são requerentes à anistia.
Programação – a Caravana da Anistia vai começar as atividades na quinta-feira (25). Um dos eventos será a passeata e inauguração dos Caminhos da Resistência – locais em que presos do regime militar sofreram tortura. O programa terá início às 15 horas e a concentração da caminhada será no pátio da Reitoria da UFPR.
A programação completa está disponível no site www.forumverdade.ufpr.br. (atualizado às 17h39).