Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Maior volume de vendas

Comércio do Paraná cresce acima da média nacional em junho, com alta de 2%

Redação Bonde com AEN
14 ago 2024 às 14:35

Compartilhar notícia

- Douglas Kuspiosz
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O comércio paranaense cresceu 2% em junho de 2024 em relação ao mês de maio. O aumento foi superior à média nacional no período, de 0,4% de alta.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Os números da pesquisa dizem respeito à variação no volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui todos os segmentos do setor, como a comercialização de materiais de construção, veículos e motocicletas, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Salários de até R$ 9.336,34

Paranaprevidência abre inscrições para concurso público

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS


Publicidade

O Paraná também teve a quinta maior alta mensal do País, atrás de Rio Grande do Sul (13,8%), Mato Grosso do Sul (4,8%), Paraíba (4,5%) e Santa Catarina (2%); e à frente do Rio Grande do Norte (1,1%), Mato Grosso (0,6%), Alagoas (0,4%), Maranhão (0,4%), Pernambuco (0,3%), Ceará (0,1%), Goiás (0,1%), Amazonas (0,1%) e Sergipe (0%). Os outros 12 estados registraram queda ao longo do mês.


Publicidade

No acumulado do ano, considerando todo o primeiro semestre de 2024, o volume de vendas do comércio paranaense cresceu 4,3%. Na comparação dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o crescimento do setor no Paraná foi de 1,8%.


Publicidade

Em relação à receita nominal das vendas, o comércio paranaense teve crescimento de 2,1% no mês de junho, em relação a maio. É a sexta maior alta do País e é mais do que o dobro do crescimento nacional, que foi de 0,8%. No acumulado do ano a alta foi de 6,5%, à frente de São Paulo (5,5%) e Rio de Janeiro (5,2%).


Publicidade
Imagem
Assembleia Legislativa aprova leis para promover captação e retenção de águas pluviais
Foi aprovado nesta segunda-feira (12), em 1ª votação no plenário da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei nº 832/23.


SEGMENTOS 


Algumas atividades do comércio paranaense tiveram crescimento acima da média que impulsionaram o resultado do setor no mês de junho, frente ao mesmo mês do ano anterior, segundo a pesquisa do IBGE. O maior aumento mensal ficou por conta da venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que teve alta de 30,5%.


Também registraram forte crescimento nas vendas as atividades de comércio de veículos, motocicletas, partes e peças (22,8%), móveis e eletrodomésticos (15,9%), materiais de construção (11,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,3%).


No primeiro semestre, os destaques são os crescimentos nas vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (16%), eletrodomésticos (15,7%), materiais de construção (12%), artigos de uso pessoal e doméstico (10,7%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (7,8%), hipermercados e supermercados (7,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,3%).


Imagem
Votação de projeto sobre doação de terrenos é adiada na Câmara de Londrina
Previsto para ser votado em segundo turno nesta terça-feira (13), o projeto de lei que altera a Política de Desenvolvimento Industrial de Londrina (lei municipal n° 5.669/93) foi retirado de pauta a pedido do líder do governo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo