Nesta sexta-feira começam as comemorações dos 150 anos de emancipação do Paraná. O ponto alto da festa será à partir das 8h da noite, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Haverá uma peça teatral contando a história do Paraná, fogos de artifício que irão reproduzir as Cataratas do Iguaçu e um show com Chitãozinho e Xororó, que são paranaenses do município de Astorga.
No sábado, também às 8 da noite, haverá culto evangélico, vigília de luzes e acendimento da Estrela do Natal, em frente ao Palácio. No domingo, no mesmo horário, o padre Marcelo Rossi vai realizar uma missa com o recebimento da imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Também haverá vigília de luzes e acendimento da Estrela do Natal.
A província do Paraná foi instalada em 19 de dezembro de 1853, pelo conselheiro baiano Zacarias Góis e Vasconcelos. A capital escolhida foi Curitiba ao invés de Paranaguá, que até então era o centro da região. No discurso de instalação da Província, o conselheiro afirmou que a educação seria a prioridade do governo.
Esse e outros fatos marcantes da história do Paraná estão na Internet, no site www.150parana.com.br, criado em comemoração aos 150 anos de emancipação.