Fiscais da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) começaram nesta segunda-feira (18) a percorrer estacionamentos de supermercados e shoppings da cidade para fiscalizar o uso de vagas de deficientes e idosos. Nesta tarde, os fiscais estiveram em uma rede de supermercados, no Boa Vista. O principal objetivo dos fiscais é orientar a população sobre o prazo de credenciamento para uso das vagas especiais, que vence em 1 de março próximo.
O credenciamento é obrigatório para idosos com 60 anos ou mais, deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção ou pessoas que os transportam. O credenciamento começou a ser feito em agosto de 2009, e atingiu até agora 2.850 idosos e 377 deficientes.
A partir de 18 de março, o uso do credenciamento para vagas exclusivas, mesmo que seja um idoso ou deficiente, será obrigatório. Quem estacionar o veículo sem a credencial será multado em R$ 53,20 e perderá três pontos na carteira de habilitação; também haverá apreensão do veículo.
Credenciamento pela internet
O credenciamento deve ser feito pela internet, no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), ou diretamente na sede da Urbs.