Paraná

Começa fiscalização do vale pedágio

30 nov 2000 às 11:07

Ontem, iniciou a fiscalização na estradas para ver se os embarcadores de cargas estão obedecendo o vale-pedágio. A Receita Estadual colocou 150 fiscais nas rodovias em busca de irregularidades. Mas apesar da mobilização, o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiros, André Felisberto, considera que o sistema de vale pedágio não funciona e é burlado pelas empresas. "Como não foi feito uma tabela anterior de preços, os fiscais não sabem que as embarcadoras estão roubando dinheiro dos caminhoneiros", reclamou Felisberto.

De acordo com a Receita, diversas empresas foram notificadas. No entanto, ontem no fim da tarde ainda não havia um balanço das ações dos fiscais. "Não adianta punir, empresas que não colocaram carimbo. Tem que penalizar aquelas que burlam a lei, seguindo as regras", disse.

Segundo ele, as transportadoras baixaram o valor do frete pago ao caminhoneiro. A diferença dos novos valores de frete é usado para cumprir a portaria do vale-pedágio. Por exemplo, um carregamento entre Guarapuava a Curitiba custava, na semana passanda, R$ 100,00. Agora com o vale pedágio, foi reduzido para R$ 80,00, retirando 20,00 para o pagamento das tarifas.


Continue lendo