Paraná

Começa caminhada curitibana contra a obesidade

05 mai 2007 às 13:17

A Prefeitura de Curitiba lançou neste sábado (5) o programa Caminha Curitiba, para incentivar o hábito da caminhada entre os curitibanos. O objetivo do programa, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, é reduzir o número de pessoas obesas na cidade, que, representam 52,5% da população curitibana. Na Boca Maldita, local do lançamento do programa, profissionais de educação física distribuíram à população material informativo, e deram orientações sobre ginástica. "O programa estimulará a caminhada, que é a prática desportiva mais simples, barata e acessível para toda a população", afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Raul Plassmann.

Outra ação do novo programa é repassar informações sobre a importância da caminhada, dos riscos da obesidade, além de sugerir exercícios de alongamento e flexibilidade. Os folhetos dão informações sobre como e onde caminhar, como controlar a freqüência cardíaca, o tempo e a velocidade da caminhada. O material estará à disposição nos 29 centros de esportes e lazer da Prefeitura e nas ruas da cidadania. A Prefeitura também promoverá caminhadas nos bairros da cidade.


Perfil - De acordo com dados do Programa CuritibAtiva, que faz pesquisas para a Secretaria de Esporte e Lazer, 70,71% da população fazem pouca ou nenhuma atividade física. Foram entrevistadas 2.843 pessoas.


Na pesquisa, as pessoas com baixa ou nenhuma atividade se dividem em 44,49% de praticantes moderados e 26,22% inativos. Entre os ativos, 23,32% praticam regularmente uma atividade física e 5,97% praticam todos os dias.

O resultado desta baixa atividade física reflete nos índices de massa corporal (IMC). Atualmente, 52,5% dos curitibanos estão acima do peso ideal. Destes, 35,4% apresentam sobrepeso, 16,3% são consideradas obesos e 0,8% tem obesidade mórbida. A mesma pesquisa indica que 47,5% das pessoas têm demonstrado baixos índices de massa corporal.


Continue lendo