Paraná

Começa a transição nas escolas estaduais

18 dez 2000 às 12:00

A rede estadual de educação básica do Paraná começou a eleger os diretores que vão comandar suas escolas nos próximos seis meses nesse final de semana. Aproximadamente dois mil candidatos se inscreveram para disputa de vagas nas 1621 escolas que participam do processo.

Essas eleições marcam a transição entre o método utilizado até agora e o que vai começar a funcionar em maio do ano que vem. Para evitar que coincidam com o final de ano - época em que as escolas estão sobracarregadas com o final do ano letivo, formaturas e matrículas para o próximo ano - a Secretaria Estadual da Educação está transferindo as eleições para o meio do ano.


A atitude da Secretaria criou repúdio na Associação Paranaense de Admistradores Escolares- Apade. Em um comunicado divulgado à imprensa, o órgão alega ilegítimidade do processo seletivo promovido pela Secretaria da Educação. Segundo o documento, a Secretaria estaria tendo participação no Colégio Eleitoral através dos núcleos e também, estaria dersrespeitando as férias escolares com a atual forma adotada para a eleição.


Dentro desse novo método os diretores são eleitos por um colégio eleitoral formado pela Associação dos Pais e Mestres(APM), Conselho Escolar (menos o diretor) e Núcleos Regionais de Educação. Segundo a secretária da Educação, Alcione Salyba, o método de seleção é legítimo e democrático, já que os membros das APMs e dos Conselhos foram eleitos pela própria comunidade.

Em Curitiba, as escolas Xavier da Silva, Flávio Ferreira da Luz, Isolde Schmidt, Aníbal Khury e Santa Rosa deram início às eleições no sábado. As demais deverão realizá-las no decorrer dessa semana. Os eleitos serão nomeados em 1º de janeiro de 2001 e tomar posse no dia 8 de janeiro.


Continue lendo