Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná, o Sistema Fiep lançou cursos gratuitos para formação de profissionais para o setor de audiovisual.
As inscrições estão abertas para cursos gratuitos de cinema, televisão e mídias digitais. A iniciativa envolve o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Ao todo, com a inclusão de mais vagas para Pato Branco, são ofertadas 3.015 vagas, sendo 2 mil delas para todo o Estado, organizadas entre cursos de microcinema para videomaker, produtor de locação, e setor audiovisual e mostra de produção.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
As outras 1.015 vagas restantes estão organizadas entre os cursos rápidos de Animação; Assistente de Câmera e Vídeo; Assistência de Direção; Captação de Som; Direção de Fotografia (aplicações práticas); Inclusão Digital para o Mundo de Trabalho; Produção de Figurino; Produção Executiva; e Roteiro e Quadro de Produção, distribuídos entre os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Dois Vizinhos, Guaratuba, Londrina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Realeza, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba.
Todos os cursos têm emissão de certificados e serão ministrados por professores, mestres e doutores com formação e experiência na área.
Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, projetos como o do Sistema Fiep são um exemplo de como os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo atingem uma grande capilaridade por todo o Paraná.
“Nosso trabalho é fomentar a cultura por todo o Estado e em todas as suas etapas, desde a formação de profissionais qualificados e especializados, até a produção e apresentação de produtos finais”, diz. “Os recursos do edital destinados ao projeto da Fiep é um perfeito exemplo dessa união entre descentralização da cultura e o fortalecimento da cadeia produtiva”.
"Este é um projeto que se destina a pessoas que desejam se capacitar e se desenvolver na área do audiovisual. Por meio desta iniciativa, estamos disponibilizando aos jovens uma formação profissional para que conheçam o setor, que trabalha com produções de cinema, filmes, documentário e animações, além de produções para mídias interativas e redes sociais", diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de Educação e Negócio no Sistema Fiep.
MATRÍCULAS
Voltado para alunos de escolas públicas, filhos e trabalhadores de indústria e comunidade em geral, incluindo o público 60+, existem opções de cursos tanto no formato presencial quanto de EaD (Educação a Distância). Para efetivar a matrícula é necessário que os interessados residam no munícipio com a oferta de interesse.
O projeto prevê, ainda, curso especial de inclusão digital, abrangendo pacote office e uso da internet, também voltado para o público 60+, jovens a partir de 16 anos com ensino fundamental incompleto e pessoas assistidas assistencialmente.
A iniciativa segue até de novembro de 2024. Todas as informações a respeito de cada um dos cursos, calendário de inscrição dos municípios parceiros, assim como critérios e passo a passo para matrícula, estão disponíveis nesta página.