A Prefeitura de Colombo, na Grande Curitiba, anunciou nesta terça-feira que irá reimplantar o ''toque de recolher'' na cidade.
A idéia é limitar, a partir de sexta-feira, o horário de funcionamento de bares, lanchonetes e bailões, numa tentativa de diminuir os índices de violência. A medida tem amparo legal, o Decreto 1.230, baixado em 24 de outubro de 2001.
A prefeitura chamou os delegados do Alto Maracanã e do centro de Colombo, juízes, promotores e representantes da Câmara Municipal para discutir o crescimento da violência e avaliar o assunto. O toque de recolher não é novidade na cidade mas, com o passar dos meses, foi perdendo força.
A prefeita Izabete Pavin (PPB) disse que o horário de fechamento estipulado para bares e lanchonetes é meia-noite na sexta-feira e no sábado, e 23 horas no domingo e demais dias da semana.
De acordo com ela, de outubro de 2001 até setembro do ano passado, a prefeitura conseguiu reduzir os índices de violência em até 60%.
Para a comerciante Joseliane da Silva, a medida traz prejuízos. Ela justifica que a violência acontece nas ruas e não dentro dos bares, e que limitar o horário não vai reduzir o índice de criminalidade.
''As pessoas compram a bebida nos bares e vão beber e fazer farra nas ruas'', afirmou.
A fiscalização deve contar com a participação do Ministério Público, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e das Polícias Militar e Civil.