Três cidadãos colombianos, suspeitos de integrar uma quadrilha que furtava aparelhos médicos em clínicas e hospitais de Curitiba e região, foram presos em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), na quarta-feira (2), por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR). A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de São José dos Pinhais.
A quadrilha da cidade de Bogotá, na Colômbia, Claudia Patrícia Cardona Alvarez, 46 anos; Gustavo Andres Gomez Calmo, 21; e Cesar Augusto Gomez Tez, 23, responderá pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
Após seis meses de investigação da delegacia especializada, a polícia já identificou outros três colombianos suspeitos de integrar a quadrilha.
Segundo o delegado-titular da DFR, Rafael Vianna, a última ação aconteceu na terça-feira (1º). "No inicio da semana eles furtaram dois aparelhos de endoscopia digestiva em uma clínica. Os aparelhos furtados chegavam a custar R$ 15mil cada", afirma Vianna.
De acordo com a polícia o primeiro crime de furto na capital paranaense aconteceu em junho. Eles são suspeitos de agirem em todo estado do Paraná, além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
"Até agora já conseguimos identificar 10 furtos efetuados pela quadrilha, em quatro estados diferentes, todos com filmagens de clínicas e hospitais onde eles agiram", disse. "Com a continuidade das investigações, acreditamos que o grande receptador de São Paulo e prováveis receptadores do Paraguai e do Chile, também serão identificados", conclui Vianna.