A coleta do Lixo que não é Lixo aumentou 65% em outubro se comparada com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, até novembro, o aumento é de 38% em relação a 2005. O resultado é reflexo direto da nova campanha de separação lançada em fevereiro pela Prefeitura de Curitiba.
Em outubro, os caminhões da Prefeitura recolheram das portas de residências e condomínios 1.006 toneladas de material reciclável. No mesmo mês de 2005, a quantidade recolhida pelo Lixo que não é Lixo foi de 607 toneladas.
O secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, atribui o resultado à campanha de separação. "Comemoramos a participação e a adesão da população que depois de 17 anos voltou a ter contato de forma massificada com o assunto e a entender melhor sua responsabilidade como geradora de resíduos", diz.
No acumulado de 2006, o índice de aumento do Lixo que não é Lixo é de 38% em relação a 2005. O último ano em que a coleta do Lixo que não Lixo fechou com aumento foi em 1998. Para se ter uma idéia, 2004 em relação a 2005, a queda foi de 11,5%.
Apesar do bom desempenho demonstrado até agora, o secretário diz que é preciso consolidar os resultados. "Estamos no caminho certo, mas ainda há muito que fazer quando o assunto é lixo", afirma Andreguetto.