Paraná

Colégios estaduais adotam alimentos saudáveis

22 fev 2005 às 14:15

Os colégios públicos do Paraná também começam a se adequar à exigência que restringe a venda de guloseimas nas cantinas A mudança no cardápio é resultado da lei estadual nº 14.423/04. As escolas e colégios têm menos de um mês para cumprir a determinação e, para evitar problemas, a Secretaria da Educação está reforçando o alerta.
O Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, em Curitiba, é um bom exemplo do cumprimento da lei. A escola está vendendo apenas lanches saudáveis, trocando refrigerante pelo suco natural, os salgados fritos pelos assados e introduzindo o hábito do consumo de iogurtes, salada de frutas, sanduíches naturais e frutas no intervalo.
Segundo a diretora do colégio Simone Herrera Natal, os alunos estão assimilando muito bem as mudanças. "Eu acreditava que teríamos muita resistência dos alunos, mas me surpreendi", afirma. "Estamos trabalhando na conscientização dos alunos por meio dos professores".

Viável - Para Luiz Carlos Pinheiro, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários há 20 anos, o hábito é perfeitamente possível. "É um processo. Não adianta apenas tentar impor algo, temos que conversar com os alunos e mostrar a importância dessa mudança alimentar. Depois disso, eles conseguem assimilar".
A estudante Natali Diana Lemos, 16 anos, do terceiro ano do Ensino Médio, apesar de não gostar muito da mudança, acredita que a iniciativa é boa. "Estou entendendo o porquê de tudo isso. Hoje, já troco o refrigerante pelo suco natural", garante.
Já a estudante da 7ª série, Priscila Cardoso Mader de 12 anos, conta que antes comprava balas, pirulitos, salgadinhos e refrigerantes. "Estou trocando minha alimentação. Agora compro bolo e suco natural. Acredito que estou fazendo um boa troca", ressalta.

Informações AEN


Continue lendo