Paraná

Cohapar anuncia a construção de mais 8 mil novas casas

15 jan 2008 às 09:46

Além das 9.100 casas já em construção pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), a companhia está propondo a construção de mais 8 mil novas casas urbanas com os recursos do PAC (Programa de Aceleração Econômica) e FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social), sendo que 2 mil já estão contratadas com a Caixa, viabilizadas por convênio de cooperação técnica que assinamos em dezembro.

Já na área de habitação de interesse social no meio rural, a Cohapar está propondo 7.200 novas casas, sendo 3 mil no projeto "Casa da Família Rural", 750 no projeto - desenvolvido com a Secretaria de Agricultura, no programa "Novas Colônias", 500 casas de pescadores artesanais, 800 para resgate das famílias quilombolas, 400 no projeto "casas de famílias indígenas" e 1.750 em assentamentos de sem terras.


O maior assentamento rural do País, em Quedas do Iguaçú, chamado assentamento Celso Furtado, terá 973 novas moradias e 69 casas no Assentamento 10 de maio em Rio Bonito do Iguaçu.


Segundo o presidente da Cohapar, Rafael Greca, destas 7.200 casas pretendidas, "já temos a autorização do governador para 3 mil unidades". No ano passado, informa Greca, foram entregues 6.825 novas casas, com 34 mil paranaenses atendidos, resgatados da dependência do aluguel, da linha de pobreza, e alçados à condição de proprietários urbanos e rurais.


Rafael Greca informa que em 2008, "teremos condições de, se tudo der certo, construir 24.300 novas casas de família a serem erguidas pela Cohapar, além de 11 mil regularizações fundiárias previstas".

As informações são da Agência Estadual de Notícias


Continue lendo