A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) alerta a população sobre a tentativa de golpe para inscrição em um programa habitacional da companhia. Os golpistas estão se passando por funcionários da Cohab, indo às casas das pessoas e cobrando para fazer a inscrição no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), cuja inscrição é gratuita. Além de não haver a cobrança, os funcionários da Cohab nunca vão às residências para fazer a inscrição, que deve ser feita nos postos da Cohab nas Ruas da Cidadania.
A Cohab informa que, a única situação que os funcionários da Cohab vão até as residências é quando existe atraso no pagamento de algum financiamento de programa habitacional. Mesmo assim, ninguém está autorizado a receber dinheiro. Todos os pagamentos da Cohab são feitos em bancos ou em lotéricas.
Os golpistas estão usando para a tentativa de estelionato, a falsa cópia de uma carta que a Cohab envia às pessoas que já têm inscrição e são convocadas para o Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Esta carta é enviada pela Cohab, pelo correio, aos inscritos que estão classificados para os novos empreendimentos. A pessoa é convidada a participar de uma reunião informativa sobre o programa, que financia apartamentos construídos com recursos da Caixa Econômica Federal.
Os golpistas apresentam-se nas residências, com boné, camiseta e crachá falsos da Cohab, e se prontificam a fazer a inscrição das pessoas no PAR. Alguns dias depois, eles retornam para entregar a carta falsa de convocação para a reunião. No momento da entrega da carta, na residência do cidadão, os golpistas cobram de R$ 100 a R$ 200 pelo serviço, que na Cohab é feito gratuitamente.
Os golpistas chegam a fazer a inscrição das vítimas pela internet, para que não sejam flagrados caso o cidadão resolva fazer a consulta do seu cadastro no site da Cohab.
A Cohab recomenda à população que não receba em suas casas, pessoas oferecendo inscrição em programas habitacionais. Qualquer tentativa de golpe deve ser denunciada pelos telefones 156 e 0800-413233 (Alô Cohab) ou nos postos da Cohab, nas Ruas da Cidadania, da Matriz, Boqueirão, Pinheirinho, Boa Vista, Bairro Novo, Portão/Fazendinha, CIC e ainda, Moradias Santa Rita, no Tatuquara.