A Cohab começou na última terça-feira a construção de 529 casas no loteamento Novo Horizonte, no Ganchinho. As unidades fazem parte do projeto de urbanização e regularização do bairro Xapinhal e, quando prontas, serão destinadas a famílias que estão em situação de risco ou insalubridade na ocupação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o Xapinhal é uma das maiores ocupações irregulares do município. Além da criação de um novo loteamento, o projeto do Xapinhal prevê também a implantação de melhorias na própria área, onde vão permanecer cerca de 1,7 mil famílias.
As obras para complementação de infra-estrutura no local foram iniciadas no ano passado e incluíram a instalação de rede de esgoto e construção de equipamentos públicos (uma casa comunitária, uma creche, uma cancha coberta e reforma no prédio do Piá Ambiental) .
A maior parte das 529 famílias que serão relocadas para o Novo Horizonte moram em um fundo de vale no Xapinhal – 395 casas estão nesta situação, enfrentando riscos de alagamentos e desabamento. As outras unidades serão destinadas a famílias que estão em área muitas adensadas ou sobre o traçado de ruas.
O contrato para construção das casas e implantação de melhorias habitacionais está fixado em R$ 4,5 milhões. A empresa foi contratada no final do ano passado e o início das obras estava condicionado à liberação de recursos pelo governo federal. Agora, a construtora terá prazo de 180 dias para concluir os trabalhos.