Paraná

Circo Luz brilha em turnê na periferia e Região Metropolitana

03 nov 2000 às 12:28

Não fosse a lona e o céu seria o vasto teto da Companhia Circoluz, que estréia hoje (sexta-feira), às 19 horas, na praça central do Mercado Popular, no Jardim Gabineto, no distante bairro de Campo Comprido, em Curitiba. Músicos, atrizes, malabaristas, uma equilibrista e uma dançarina - ao todo oito artistas - formam a trupe que apresentará o espetáculo "Juntamente Separados", espécie de revista popular que fala sutilmente sobre os relacionamentos humanos.

Dentro do caráter itinerante, a montagem que conta com patrocínio do Banestado, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, segue amanhã para a Associação Desportiva do Jardim da Ordem, na Praça Central do Tatuquara, e no domingo estará na Vila Sannta Rita, ao lado do Liceu do Ofício.


O objetivo deste circo é levar encantamento para as platéias carentes de trabalhos artísticos, confinadas no esquecimento. "Há uma carência muito grande nesta área. As pessoas sonham com isso", diz o malabarista Daniel Alegretti, um dos criadores do Circoluz.


Alegretti morou alguns anos em Londres, e foi lá que aprendeu artes circenses. Há cerca de quatro anos voltou ao Brasil com uma namorada belga para desenvolver teatro de rua, e como aqui a realidade social é muito mais sofrida que lá, optou em levar a arte para quem está longe dela. Foi o gens da companhia; esta se expandiu e hoje mantém uma escola circense, e um instituto "voltado ao desenvolvimento da arte e cultura para as áreas de menor acesso".

"Juntamente Separados" coloca em cena encontros e desencontros amorosos, mas sem uma mensagem explícita. Os quadros são distintos entre si, de muita beleza plástica. O cenário, com um banco de praça, sugere que a vida passa por ali, mas as dançarinas em cena dão a conotação de outros países, outros povos. Ou seja, conforme a leituram, pode-se até mesmo viajar mundo afora, sem perder de vista o moto contínuo do amor.


Tudo isso são intenções, porque não há discursos morais e intelectuais na função circense. "A gente procura mostrar o que vai no coração com muito sossego, dando espaço ao silêncio", explica. Porém, nos bastidores da montagem tem desde criação e confecção de cenários e figurinos, a composição musical e preparação vocal. Direção de Mauro Zanatta.


Esse grupo, cada vez mais numeroso, vem realizando atividades sociais que muitas vezes surpreendem. Em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, desenvolveram num colégio projeto de aproveitamento de sucata para construção de instrumentos musical e dali saiu uma banda. Uma peça teatral foi levada até no Instituto dos Cegos, com a ajuda de um narrador. "Ficávamos imaginando como eles viam o espetáculo", conta Daniel Alegretti.


O líder do grupo avisa às pessoas interessadas em atuar em projetos afins desenvolvidos pelo grupo que o Instituto Circoluz está aberto a adesões. Também às colaborações, sugestões, doações e projetos. O telefone do instituto: (41) 362-5742. Quem quiser aprender a arte circense, pode ligar para (41) 338-6031, na Escola de Artes Circenses Circoluz, que funciona no bairro Bom Retiro. Atualmente cerca de 20 alunos terminam o ano letivo.


Por Onde Anda o Circo

O Circoluz e seu espetáculo "Juntamente Separados", estará percorrendo as regiões mais distantes, sempre no horário das 19 horas. A partir do dia 18, no Parque Barigui, as sessões ocorrerão às 18 horas e 20 horas.
Dia 3: Campo Comprido - Praça central do Mercadão Popular, no Jardim Gabineto
Dia 4: Tatuquara - Associação Desportiva do Jardim da Ordem, na praça central
Dia 5: Tatuquara - Quadra ao lado do Liceu do Ofício na Vila Santa Rita
Dia 6: São Jorge (Vila Maria) - Pátio da Escola Expedicionário
Dia 7: Capão da Imbuia (Vila Oficinas) - Praça central Norte-Cohab
Dia 8: Tingui - Parque Bacacheri
Dia 10: Uberaba (Vila Marumbi 2) - Rua Deputado Tenório Cavalcanti, 143, em frente ao Centro Comunitário.
Dia 12: Alto Boqueirão - Praça central
Dia 13: Sítio Cercado - Praça central do Bairro Novo
Dia 14: Cachoeira/ Vila Andorinha - Rua Nelson Prevedelo esquina com Egas R. Sampaio
Dia 15: Almirante Tamandaré (a confirmar)
Dia 17: São Miguel - Praça Santa Helena
Dia 18: Parque Barigui, próximo ao bar do Trapiche
Dia 19: Parque Barigui, próximo ao bar do Trapiche
Dia 25: Parque Barigui, próximo ao bar do Trapiche
Dia 26: Largo da Ordem, próximo ao bebedouro
Dia 27: Largo da Ordem, próximo ao bebedouro
Dia 29: Largo da Ordem, próximo ao bebedouro


Continue lendo