Cinco pessoas morreram vítimas de afogamento no Litoral do Paraná entre a sexta-feira (18) e o domingo (20). Uma pessoa, que até o começo da tarde desta segunda-feira (21) ainda estava desaparecida, foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros. Outra sofreu um afogamento leve, mas conseguiu sobreviver. Os casos aconteceram na cidade de Guaratuba.
Duas mortes foram registradas na sexta-feira, na Praia Central do município. Os banhistas eram da cidade de São Matheus do Sul, segundo informa o tenente Tadeu Pérpetuo Nunes, do Corpo de Bombeiros. Na ocasião, os bombeiros fizeram o resgate de um homem de 41 anos, que não resistiu ao afogamento e morreu.
A enteada deste homem, uma menina de 11 anos, teve um afogamento leve e sobreviveu, mas foi levada para o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. "A filha dele, de 11 anos, também se afogou, mas o corpo só foi encontrado às 6 horas da manhã de domingo na praia central", explica o tenente.
No balneário de Coroados, região que fica próxima a divisa com Santa Catarina, outro grupo, que veio da cidade de Colombo, também teve perdas. Uma jovem de 17 anos foi resgatada em estado bastante crítico, mas, por ter engolido muita água, não resistiu e morreu no pronto socorro de Guaratuba. Na mesma situação, outro homem, de 36 anos, também foi vítima de afogamento e morreu no mar.
Os Bombeiros encontraram nesta segunda-feira a terceira vítima, um rapaz de 19 anos, que desapareceu também no balneário de Coroados, no sábado.
Segundo Nunes, em ambas as ocasiões as vítimas estavam em locais com risco de afogamento, por causa da falta de guardas vidas nas proximidades. "Nesta época do ano, por causa do calor, há mais pessoas na praia, mas o efetivo dos Bombeiros não é o mesmo da alta temporada. Nós somente fazemos uma ronda tática por terra, com orientações e prevenção por toda a orla", explica. (atualizado às 18h26)