Cerca de cinco mil fiéis, de acordo com a Polícia Militar, reuniram-se em frente à Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes, centro de Curitiba, para assistir a missa em celebração a Corpus Christi, rezada pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto. Por volta das 16h30min, os fiéis saíram em procissão, tomando conta das ruas Barão do Cerro Azul, Inácio Lustosa, Trajano Reis, Dr. Muricy e Cândido Lopes.
Rezando e cantando durante todo o trajeto, os fiéis levaram perto de uma hora para retornar à Catedral. Eles acompanhavam Dom Pedro Fedalto, que carregava a cruz simbolizando o Santíssimo. A celebração de Corpus Christi representa a presença do corpo e sangue de Cristo vivo entre nós.
Em seu sermão, além de falar sobre o sentido da celebração, Dom Pedro Fedalto fez críticas sociais, lembrando dos agricultores que acamparam em frente à Catedral e jejuaram durante mais de 24 horas em sinal de protesto a falta de incentivo por parte do governo à agricultura familiar. "A situação desses agricultores é fruto de uma globalização desumana."
O arcebispo lembrou, também, do caos social no País que resulta em presídios superlotados que não regeneram os detentos.
Em bairros como o Umbará, a celebração de Corpus Christi começou de madrugada, com a preparação dos tapetes de serragem para as procissões que aconteciam depois da missa.