Paraná

Chuvas voltam a causar estragos no Paraná

08 out 2001 às 20:58

As chuvas registradas nos últimos dias voltaram a causar prejuízos no Paraná. Os estragos foram localizados e menores do que os registrados no temporal da semana passada, quando 2.790 imóveis foram danificados. Desta vez as chuvas atingiram 282 imóveis. A maioria dos casos é em Ramilândia (81 km a oeste de Cascavel), onde 200 casas foram atingidas.

Em Curitiba, a ponte sobre o Rio Belém teve que ser interditada por causa das chuvas. Um dos pilares de sustentação moveu-se e afundou parte da estrutura da ponte. Por precaução, a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da Secretaria Municipal de Urbanismo, interditou parcialmente o local, permitindo a passagem apenas de veículos leves em meia pista. Dessa mesma ponte a prefeitura retirou um casal de mendigos que vivia no local há mais de oito meses. Os dois foram encaminhados para abrigos do município.


Já em Santa Isabel do Oeste (70 km de Francisco Beltrão) a chuva danificou 62 imóveis e destruiu 20. Funcionários da Defesa Civil Estadual informaram que as famílias dessas casas atingidas foram levadas para residências de parentes ou de amigos. Em Ponta Grossa, as estradas rurais estão impraticáveis por causa do excesso de água.


O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) prevê para esta terça-feira um dia com chuvas esparsas e tempo nublado em algumas regiões do Estado. De acordo com o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, a intensidade das chuvas vai diminuir e o tempo deve melhorar nos próximos dias. Enquanto o sol não aparece, a Defesa Civil Estadual mantém em alerta sua estrutura para atender possíveis estragos, como os que aconteceram em Ramilândia, Curitiba, Ponta Grossa e Santa Isabel do Oeste.

Afogamento - Nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros de Curitiba ainda atendeu um caso de afogamento. O pedreiro, Antôno de Lima Moreira, 51 anos, foi encontrado morto no Rio Barigui. Porém, os bombeiros descartavam o afogamento por causa da quantidade de chuva dos últimos dias, que acabou aumentando o volume de água dos rios.


Continue lendo