A preocupação com a manutenção das estradas municipais nesse período de chuvas intensas levou os prefeitos do Sudoeste, Oeste e da região Central do Paraná a pedir mais patrulhas rurais. Acompanhados dos deputados federal, Assis do Couto, e estadual, José Lemos, cerca de 10 prefeitos, vereadores e assessores reuniram-se nesta segunda-feira (19) com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.
Eles discutiram maior integração das patrulhas rodoviárias do Estado (da Codapar e DER) com os investimentos do governo federal para manutenção das estradas. A ideia é que no futuro tenha uma patrulha para atender em média 10 municípios. Segundo o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa, as estradas municipais estão intransitáveis por causa das chuvas e faltam máquinas para fazer a manutenção principalmente nos municípios pequenos.
O Paraná se dividiu em sete consórcios intermunicipais, dos quais fazem parte 49 municípios de pequeno porte. A finalidade dessa articulação é promover o desenvolvimento sustentável das regiões do Paraná, englobando as dimensões econômicas, social, cultural e ambiental.
A preocupação do deputado federal Assis do Couto é encaminhar as reivindicações dos prefeitos o quanto antes para que sejam contemplados com recursos embutidos em restos de emendas orçamentárias que não foram utilizados. Ele acredita que dá para atender com recursos entre R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões para cada consórcio para viabilizar a patrulha rural.